Um dos grandes nomes da história do rock, Lou Reed completa, nesta sexta-feira (02), 65 anos de idade. Bem a seu estilo discreto e avesso a badalações, o cantor e compositor não preparou nenhuma comemoração especial para a data.
O aniversário chega num momento em que Reed está afastado dos estúdios. Seu último disco, o ambicioso The Raven, saiu em 2003. Em compensação, ele anda bastante ativo nos palcos.
No final do ano passado e início deste ano, ele fez uma série de shows em Nova York e em Sydney, em que tocou um de seus melhores disco, Berlin (1973), na íntegra.
Na última terça-feira (27), Reed também participou de um show especial em Nova York para levantar fundos para o Tibete. Na ocasião, cantou "Who Am I" e "Ecstasy".
De homenagem mesmo, só a feita pela edição nova-iorquina da revista TimeOut. A publicação fez uma lista dos 50 maiores artistas ou bandas nascidos na cidade, e o primeiro lugar ficou com o Velvet Underground.
A banda, liderada por Reed na segunda metade dos anos 60, é uma das mais influentes da história do rock. Nela, ele compôs clássicos como "Heroin", "Sweet Jane", "Venus in Furs", "Rock'n'Roll" e "White Light White Heat".
A quantidade de obras-primas de sua carreira solo também é impressionante. Basta citar "Walk on the Wild Side", que conseguiu cair no gosto do público mesmo tratando de temas barra pesada como prostituição e drogas.
Nestes 65 anos de vida, Reed passou duas vezes pelo Brasil, em 1996 e 2000. Quem viu não esquece.
No comments:
Post a Comment