19.3.07

Artigo

A FILOSOFIA É LEGAL!
* Por Fred

Uma amiga me disse que acaba de entrar para o professorado paulista. Passou em concurso, se efetivou e vai dar aula em Valparaíso-SP.
Após falarmos um pouco do que a espera (salário, diretores, alunos desinteressados, estrutura, etc.) ela disse que eu deveria estudar filosofia, pois além de ser a minha cara, na rede estadual faltam professores na área.
Mas o que é filosofia? Do que se trata?
Primeiro gostaria de citar aqui dois grandes filósofos...
ARISTÓTELES – Nasceu em Estagira (Macedônia), filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei. É provável que o interesse de Aristóteles por biologia e fisiologia decorra da atividade médica exercida pelo pai.
Com 17 anos partiu para Atenas (Grécia), maior centro intelectual e artístico da época.
Começou a estudar na Academia Platônica, que trazia à preferência a ciência e a política e que tinha a supervisão de nada mais, nada menos, do que Platão. Lá permaneceu por vinte anos (até 347 a. C) ano que morreu o mestre.
Aristóteles, em Atenas, funda um Liceu, cujos alunos ficaram conhecidos como “peripatéticos” (os que passeiam), nome decorrente do hábito que Aristóteles tinha de ensinar ao ar livre. Esse Liceu privilegiava as ciências naturais, fauna, flora, metafísica, lógica, ética, política, retórica, poesia, biologia, zoologia, medicina e filosofia.
Aristóteles faleceu em 288 a.C.

ALBERT CAMUS (Mondovi (Argélia) 07/11/1913 – Villeblevin (França) 04/01/1960)
Em sua terra viveu sob o signo da guerra, fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formaram alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do filósofo/escritor.
Em uma época, quase largou a escola secundária, pois de família pobre, precisava trabalhar e assim levar o salário aos seus (sua mãe lavava roupas para fora).
Sob estas diretrizes, não é sem sentido que sua obra (filosófica e literária) tenha o “absurdo” como estandarte. Grosso modo, seus livros testemunham as angústias de seu tempo e os dilemas e conflitos, assim como escritores que o precederam, como: Franz Kafka e Dostoievski.
Camus, em sua filosofia, abrange arte, teatro e literatura.
Morreu em 1960 ao sofrer um grave acidente automobilístico.
E agora sim... um pouco de filosofia.
Uma disciplina da área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões do mundo) em uma situação geral, abstrata e fundamental.
Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceita sobre a sua própria realidade.
Estas interpretações concebidas pelo homem, constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento.
Elas foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influências das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamento éticos ou morais, tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da filosofia, surge a ciência, pois o homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim, a partir da inquietação, o homem, através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão, ou seja, a filosofia é a “mãe de todas as ciências”.
Basicamente a filosofia divide-se em:

- LÓGICA – (preservação da verdade)
- METAFÍSICA – (realidade do ser ou do nada)
- EPISTEMOLOGIA – (crença, justificação e conhecimento)
- ÉTICA – (bem ou mal)
- FILOSOFIA DA ARTE OU ESTÉTICA – (belo)

A história da filosofia conta com a seguinte disposição: - Filosofia antiga, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea.
A filosofia é legal e deveria permear o dia-a-dia de todos, haja vista, que proporciona muita reflexão e sabedoria, a mesma que devo ter ao imaginar ser, um dia, um professor!

Fred escritor/jornalista MTB 46.265

No comments: