12.3.07

O Rio de Janeiro continua lindo...

CIDADE MARAVILHOSA. PAÍS MARAVILHOSO!
* Por Fred


“O Rio de Janeiro continua lindo. O Rio de Janeiro, fevereiro, março. Alô, Alô Realengo aquele abraço!”

Começo essa matéria dizendo que em 2006 a França foi o país que mais recebeu turistas, cerca de 78 milhões de pessoas visitaram Paris (a cidade Luz) e muitos outros lugares de lá.
Essa introdução foi necessária para que eu trouxesse aqui a minha tristeza em saber que a cada dia perdemos mais e mais turistas. Muitos desses turistas, com medo da violência, não querem mais visitar o Rio de Janeiro e nem um outro lugar desse nosso belo país.
É isso, Paris, Londres, Nova Yorque, podem ser belas, mas nem chegam a exuberante paisagem de uma Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte. Não há no mundo tantas belas praias como aqui. E as nossas matas? E as nossas montanhas? E a nossa gente???
Infelizmente, no exterior o Brasil é conhecido como o paraíso do turismo sexual, da corrupção, da ignorância, da falta de educação e principalmente da violência.
Fico imaginando se tudo isso não existisse, seríamos com certeza o destino final de cada vez mais turistas. Muitos empregos e dividendos isso trariam a nossa economia.
Agora com a realização dos Jogos Pan-americanos a apreensão se faz necessária: - como será feita a segurança dos atletas e dos turistas?
O governo federal temendo o pior, já encaminhou a Guarda Nacional e ela hoje já faz parte da rotina dos cariocas.
O que acontecerá durante o Pan? O que acontecerá após o Pan?
A eterna briga entre o morro e a cidade, causa tumulto, morte. Através das balas perdidas, entre os confrontos da polícia e dos bandidos, inocentes morrem e se tornam estatística de um dia para o outro.
Banalizou-se o crime e a violência. Hoje em qualquer lugar se mata por um simples par de tênis, poucos reais ou até uma camiseta de marca. Até quando???
Copacabana, Ipanema, Leblon, Flamengo, Maracanã, a bossa nova, a garota de Ipanema, Vinícius de Moraes, Tom Jobim – ícones cariocas (brasileiros) caem por terra, diante de tal situação.
José Datrino (profeta Gentileza – que se vivo completaria 90 anos em 14 de abril) que tanto pregou a gentileza e o amor ao próximo no Rio de Janeiro (e no Brasil) agora vira-se em seu túmulo assistindo calado atitudes tão impróprias ao ser humano.
A mensagem que deixo é a de que GENTILEZA SEMPRE GERARÁ GENTILEZA!

Fred escritor/jornalista MTB 46.265

No comments: