16.4.07

Quentin o Tarantino!?!?!?

Cinema: produtor independente acusa Tarantino de plágio

ROMA - Depois do fracasso de público da estréia de "Grindhouse", Quentin Tarantino é agora acusado de ter roubado a idéia básica do filme assinado a quatro mãos, com Robert Rodriguez. A acusação é do diretor de filmes independentes Stephen Tramontana, autor em 2003 de um filme intitulado justamente Grindhouse, cujo orçamento foi de apenas US$ 4 mil e no mesmo ano foi premiado como "melhor filme de horror" no New York International Film and Video Festival.
A acusação é do diretor de filmes independentes Stephen Tramontana, autor em 2003 de um filme intitulado justamente Grindhouse, cujo orçamento foi de apenas US$ 4 mil e no mesmo ano foi premiado como "melhor filme de horror" no New York International Film and Video Festival.
Tramontana abriu um site para lançar as acusações (The real Grindhouse - That Quentin Tarantino stole), onde afirma que falou, junto com o produtor de seu filme, Lenny Shteynberg, duas vezes em 2001 (quando estava sendo escrito) e em 2003 com Tarantino, contando-lhe as diretrizes da idéia na qual se baseava o filme (a celebração dos filmes de terror dos anos 70); e a inspiração da história, construída sobre as aventuras de um matador com um carro veloz.
"Não afirmo que Tarantino roubou a minha trama. Até onde sei, 'Death Proof' (o título do episódio de Tarantino), e de modo geral 'Grindhouse', não têm cenas semelhantes às do meu filme, mas ele plagiou o conceito sobre o qual o realizei", explica Tramontana.
O diretor afirma que não acusa Tarantino por motivos econômicos e está ciente das dificuldades de fazer valer os seus motivos. "Ninguém, na história de Hollywood, jamais conseguiu provar o roubo de idéias, por isso não alimento muitas esperanças. Mas Tarantino é conhecido por ser um ladrão em absoluto que escreve longos diálogos".
Tramontana disponibilizou no seu site o download mediante pagamento (99 centavos de dólar) do seu Grindhouse, evidenciando que a arrecadação irá para um fundo para a realização de filmes independentes

No comments: