16.4.07

Literatura na veia...

Resenha: 98 tiros de audiência!

MONTENEGRO - O livro não deixa respirar. De cara, um tiro certeiro interrompe repentinamente o sucesso da atriz Aurora Constanti, musa da novela das oito, estrela da maior rede de televisão do país Seus seios siliconados em sangue são o estopim de um mistério. Quem matou Aurora? Do autor, atores e atrizes ao diretor da emissora, todos são suspeitos. Ao longo do livro, tensão e muito humor são trabalhados de forma magistral por Aguinaldo Silva, já consagrado como autor da novela “Senhora do Destino”, entre outras tantas. O escritor revela, em seu primeiro romance policial, os bastidores da produção de uma telenovela.
No livro "98 Tiros de Audiência" (Geração Editorial, 2006), Agnaldo traz personagens assumidamente baseados em personalidades reais, propondo um jogo fascinante: cada leitor que tente descobrir quem é quem, da ficção em seu livro às personalidades tão famosas no país. O autor veio de Portugal, onde está em férias, exclusivamente para o lançamento, voltando para Lisboa e deixando a polêmica correndo solta no Brasil. Sua próxima telenovela só estréia em 2008, mas Aguinaldo anunciou que em 2010 pretende se aposentar e dedicar-se exclusivamente à literatura.
O escritor ironiza em sua obra o costumeiro expediente de introduzir uma morte misteriosa em novelas para atrair audiência. Brincando com o tema, chega a ironizar seu próprio nome, escrevendo com talento sobre o que domina, assunto policial e produção de novela de TV. E revela o que não aparece na telinha: a fogueira de vaidades, a arrogância, a falta de ética de diretores e atores.

No comments: