E nsaio Fotográfico de Marilene Ribeir
Há algum tempo, a paisagem do Grande Sertão: Veredas já se distorce. O sertanejo da boiada lenta, da jagunçagem e do fazer artesanal convive, agora, com o negócio internacional da soja, do eucalipto e da braquiária. É matéria vertente, como toda gente, maleável e fluida.
Mesmo consciente de toda a transformação que ocorrera no cotidiano dos geralistas desde o lançamento do antológico livro de Guimarães Rosa, tentei voltar minha lente para o que ainda suspirava dos Gerais de Riobaldo naquele encontro tumultuado: o farelo na mão que trabalha se esvaindo em farinha de mandioca, os sulcos da pele-carne esculpidos em sóis, os elementos da natureza impregnados na roupa e na alma, a roca do destino a fiar meticulosamente o desfecho da existência alheia, os opostos – do preto e branco – convivendo no mesmo plano (do papel fotográfico, dos seres humanos).
O Encontro dos Povos do Grande Sertão: Veredas acontece anualmente, no município de Chapada Gaúcha, MG. É uma iniciativa da prefeitura local, em parceria com outros órgãos do poder público e do setor privado, de resgate da cultura dos campos gerais. É momento para discussão dos problemas da região e oportunidade de renda para os artesãos.
Tempo de festa, de alvoroço... e de memória para os participantes.
Marilene Ribeiro é fotógrafa e desenvolve projeto em etnologia
para saber mais acesse...http://carosamigos.com.br
No comments:
Post a Comment