23.10.06


VIAGEM... APENAS VIAGEM!
*Por Fred
Na rodovia cinza, pelo frio, o ônibus fretado viaja. Dentro dele idosos; homens e mulheres! Jovem apenas o motorista, que sorri ao ver a tamanha algazarra que os “velhinhos” faziam. Nada difere (pensa ele) de uma viagem que fez a um parque, na ocasião, o ônibus estava repleto de adolescentes.
Com tranqüilidade, o motorista acelera mantendo o limite de velocidade rumo ao destino – O cinema do Shopping de uma cidade vizinha (já que hoje, a maioria deles lá está). O filme era a coqueluche do momento “Código da Vinci” e os vôzinhos, organizados em clube que eram, após lerem o livro, não poderiam ficar fora dessa!
A viagem é interrompida por um barulho de água que fervia e logo em seguida espirrava. O motorista precavido, mais que depressa, estaciona o ônibus, sobre os olhares apreensivos dos que viajavam. O que será? O que houve? A pergunta soava entre os mesmos.
A guia, tentando acalmá-los, solicita que os mesmos aguardem, pois o condutor já estava verificando o que acontecera.
Um passageiro do último banco, mostrando descontentamento, informa: - Nossa e agora. Já é 13H00, o filme começa às 14H00 e se perdermos tempo por aqui, perderemos também a sessão, que vocês sabem é a última do dia. Devíamos ter saído mais cedo. Todos o olharam como que confirmando tal indagação.
A guia, falando ao microfone novamente, pede atenção:
- pessoal, o radiador furou e não podemos seguir viagem. Estou tentando falar com a empresa para que eles mandem um outro ônibus, enquanto isso peço paciência, o aquecedor funciona normalmente e aqui dentro ficaremos bem.
- Ficaremos bem, mas perderemos o filme – disse o passageiro do fundo do ônibus.
A guia diz não poder afirmar isso e volta a pedir paciência a todos.
Enquanto isso, pensando estar tranqüilizando, diz:
- Que tal falarmos um pouco sobre o livro e toda a história que gerou o filme?
O burburinho começa...
- Que a igreja católica é conservadora, tudo bem – eles não aceitam nem a camisinha! Agora dizer que eles têm um grupo de pessoas, sendo que deste grupo já participaram Leonardo da Vinci, Isaac Newton e muitos outros e a missão maior era a de esconder segredos, que se descobertos serão a derrocada da própria igreja, eu já acho demais – disse uma passageira que estava sentada no meio do ônibus, mostrando ter conhecimento do assunto.
- É, dizem que o da Vinci guardou pistas destes segredos em suas telas, disse outro – Até falaram que ele também era homossexual!
Soube que a igreja proibiu discussões entre os fiéis sobre tal assunto. Dizem que ela, pressionando autoridades, conseguiu proibir a exibição do filme em várias cidades. Vejam só o poder da igreja – comentou outra passageira.
O tempo ia passando e a discussão já muito acirrada, trazia pérolas... Dizem que no Museu do Louvre (onde fica mesmo isto?) escondido em suas dependências, há coisas de Jesus Cristo?
O que eu sei é que o livro desmistificou ícones da igreja e da história, como: o Santo Sudário e o Santo Graal – disse a vózinha sentada em uma das primeiras poltronas.
O passageiro do fundo do ônibus traz a informação: - pessoal só falta vinte minutos para as 14H00 e acho que além da viagem, perdemos também o filme. Todos num gesto de afirmação concordaram lamentando!
...Também se for verdade que Jesus Cristo teve um caso com Maria Madalena e disso nasceu um filho, podemos voltar daqui mesmo! A pane no ônibus é aviso! Tudo o que acreditávamos foi por terra. Somos órfãos e caímos, literalmente, no conto do Vigário!
O silêncio toma conta do interior do ônibus por algum tempo. O jovem motorista tirando os passageiros de um transe grita: “ - O Ônibus Vem Vindo!!! “
Aos velhinhos frustrados, restou na viagem de volta, ver o filme de suas vidas que passava apressado pelas janelas do ônibus.

Fred é escritor/jornalista – MTB 46.265 /// fred_alfredo@ig.com.br

No comments: