8.12.06

Em homens e mulheres

Na veia
Secretados pelas gônadas (testículos e ovários), os hormônios sexuais entram pela corrente sangüínea e chegam ao cérebro. De lá, geram impulsos para todo o corpo.

Zuzo bem...
Quando alguém está apaixonado, o cérebro passa a liberar substâncias que provocam a sensação de bem estar. Entre elas está a serotonina, que controla o humor, a ansiedade, o apetite e o sono. Há maior descarga de endorfina, que causa aquela sensação de relaxamento. "É o mesmo tipo de relax que sentimos ao final de uma corrida", compara o psiquiatra Giancarlo Spizirri. As preliminares, por exemplo, ajudam nessa liberação, pois atuam como um relaxante muscular.

Onde estou? Quem sou eu?
Por causa da ação dos hormônios, uma pessoa apaixonada pode ficar mais distraída e passar o tempo todo suspirando.

Três vivas para mim!
Quem está atraído por outra pessoa pode ter reações opostas à apatia e se mostrar bem mais animado. "Parece que o sol brilha mais para quem está apaixonado!", brinca o psicólogo Ailton Amélio. Ou seja, uma paixão pode ajudar a pôr um fim em sentimentos como ansiedade, depressão, solidão e medo. O organismo também parece ficar mais jovem com o tempo. Uma pesquisa norte-americana com estudantes universitários mostrou que o prazer estimula a auto-estima e motiva a pessoa a partir em busca dos próprios objetivos.

Tum-tum-tum! Bateu!
Por causa da liberação de adrenalina, o coração bate mais forte, palpita com excitação. É o mesmo tipo de reação que acontece quando alguém está em perigo. "Paixão assusta!", diz Giancarlo Spizzirri.

Oxigênio para o sangue
Em repouso, uma pessoa respira, em média, 15 vezes por minuto. Quando está excitada, esse número sobe para 40 vezes. Com isso, o oxigênio circula melhor pelo corpo, isto é, o prazer pode estimular a circulação sangüínea, fazendo com que o sangue leve substâncias nutritivas aos órgãos vitais. As sobras de gás carbônico são eliminadas e o sangue ainda se recicla.

Sorriso nada maroto
Segundo uma pesquisa realizada em 1985 na Universidade de Washington (EUA), o sorriso mais característico de quem está sentindo atração amorosa é o de boca aberta, "aquele que mostra os dentes da arcada inferior e da superior", diz o psicólogo Ailton Amélio.

Olhos só para você
Segundo o psicólogo Ailton Amélio, várias pesquisas mostram que nossa pupilas se dilatam quando vemos algo que nos chama a atenção. A mesma coisa acontece quando nos atraímos por alguém. "Ao olhar para a face do interlocutor, tendemos a concentrar por mais tempo a nossa atenção na região dos seus olhos e de sua boca", diz o psicólogo.

Pele macia
A pele tem receptores que, estimulados, fazem com que a gente aproveite melhor as substâncias que chegam a ela. Entre as substâncias está um ácido que retém a molécula de água na cútis e a mantém hidratada. A excitação física também eleva o nível do estrógeno, hormônio que deixa a pele macia e ajuda a deixar o cabelo mais volumoso.

De olho na balança
O prazer de uma paixão pode ajudar o bom funcionamento da tireóide. Por outro lado, quando ela trabalha aquém do esperado, a libido diminui, a sensação de frio no corpo aumenta e há um aumento de peso. Quando está superativada, a pessoa fica sem energia e com aquela sensação de febre.

No comments: