Os Estados Unidos são o país com o maior público de cinema, certo? Não, errado. Os americanos ficam bem atrás dos indianos em termos de ingressos vendidos, segundo o novo Atlas do Cinema da revista francesa “Cahiers du Cinéma”.
Em 2006, 5 bilhões de ingressos foram vendidos na Índia (95% deles para filmes locais), contra 1,45 bilhão nos EUA. A China não divulgou dados, mas suspeita-se que o país já tenha ultrapassado também os americanos em público de cinema (mas não custa lembrar que os países asiáticos têm população bastante superior). O Brasil ficou em 13° lugar, com 90,2 milhões de espectadores no ano passado.
No texto do Atlas sobre o Brasil, destacam-se dois problemas do mercado exibidor local: o baixo número de salas (uma para cada 90 mil habitantes, proporção equivalente à da Rússia) e a concentração em São Paulo e Rio (que têm mais da metade de todos os cinemas).
O Brasil já foi chamado de Belíndia - mistura de Bélgica com Índia. No caso específico do cinema, não seria mau negócio ser apenas o segundo país.
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